Inflação no Reino Unido acelera para 2,6% em novembro

O índice de preços ao consumidor (IPC) no Reino Unido subiu para 2,6% em novembro em termos homólogos, contra 2,3% em outubro, e o nível mais alto desde março passado, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

Notícia

© Peter Nicholls/Getty Images

Lusa
18/12/2024 11:31 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Reino Unido

Esta nova subida da inflação, que também aumentou no mês passado, coloca este indicador acima do objetivo de 2% fixado pelo Banco de Inglaterra.

 

O ONS revelou na sua página X que o novo aumento foi motivado por fatores como a subida dos preços do petróleo no mês passado.

O economista-chefe do ONS, Grant Fitzner, afirmou hoje que "a inflação voltou a subir este mês, uma vez que os preços dos combustíveis e do vestuário aumentaram este ano".

"Este aumento foi parcialmente compensado pelas tarifas aéreas, que tradicionalmente caem nesta altura do ano, mas que registaram a maior queda em novembro desde que se iniciaram os registos no início do século", acrescentou.

A ministra das Finanças do Partido Trabalhista, Rachel Reeves, afirmou hoje que sabe "como as famílias continuam a sofrer com o custo de vida" e sublinhou que "os números recordam-nos que, durante demasiado tempo, a economia não funcionou para os trabalhadores".

"Desde que chegámos ao poder [em julho passado], os salários cresceram ao ritmo mais rápido dos últimos três anos, o que representa mais 20 libras (24 euros) por semana após a inflação. Mas há mais a fazer", afirmou.

A ministra das Finanças disse querer que "os trabalhadores vivam melhor" e é o que o "Plano de Mudança" "vai conseguir", defendeu.

Leia Também: Eurostat revê em ligeira baixa inflação da zona euro em novembro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas