O secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira vai estar presente numa ação de denúncia no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, na segunda-feira, 23 de dezembro, pelas 11h30, no âmbito da greve dos trabalhadores das empresas de distribuição, revela a organização sindical em comunicado enviado às redações.
Tiago Oliveira junta-se ao sindicato do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), que organiza a iniciativa, para "exigir a negociação do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) das Empresas de distribuição", pode ler-se na nota de imprensa do CESP, que reitera que o CCT não é revisto desde 2016, "atirando para salários mínimos mais de 140 mil trabalhadores".
Na mesma nota, o sindicato refere que as empresas de distribuição, que são "responsáveis por 12,4% do PIB nacional", empregam trabalhadores com "salários mínimos, horários desregulados e ritmos de trabalho extremamente intensos" e que, nos últimos anos, têm sido apresentadas propostas de atualização do CCT "inaceitáveis".
O CESP sublinha que não aceita "acordos que contenham salários mínimos, bancos de horas, nem a generalização da precariedade por via dos contratos a prazo no setor" e reitera que quer "negociar", mas não cede "a chantagens".
Os trabalhadores das empresas de distribuição marcaram greve para o dia 24 de dezembro e 31 de dezembro, em luta por aumentos salariais.
Leia Também: Trabalhadores de lojas de telecomunicações iniciam greve na 2.ª-feira