Segundo a 6.ª edição do estudo 'Donativos: envolvimento das empresas com a comunidade', da Informa D&B, divulgado em comunicado, 19% das empresas portuguesas fez donativos em 2023, num valor médio de 3.660 euros por empresa e com mais de 90% das empresas a fazer donativos inferiores a 5.000 euros.
As grandes empresas são responsáveis por 45% do total do valor, apesar de representarem apenas 1% das empresas que fazem donativos.
O retalho foi o setor a efetuar mais donativos, quer em número de empresas (22%), quer em valor (30% do total), seguindo-se a banca e os seguros, com 8% do total do valor (cerca de 21 milhões de euros) e com o donativo médio por empresa a exceder o meio milhão de euros.
Em termos geográficos, o Norte e o Centro são as regiões com mais empresas a efetuar donativos, representando, em conjunto, mais de metade das empresas doadoras e 42% do valor total.
Lisboa reúne 15% das empresas que fizeram donativos, representando 45% dos donativos totais em 2023.
A Informa D&B está integrada na maior rede mundial de informação empresarial, a D&B Worldwide Network, com acesso aos dados de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo.
Leia Também: Portway. Sindicato alerta para ano de "grande conflitualidade laboral"