Quantas vezes olha para a sua conta e fica com a impressão de que o dinheiro está a sair sem que se aperceba como ou porquê?
Muitas vezes subscrevemos serviços, aproveitamos (alegadas) promoções ou fazemos compras de última hora, a pensar que nos vai sair mais barato e estamos, a ser completamente enganados.
Para alertar para esse tipo de 'enganos', o espanhol 20 minutos lista, esta terça-feira, 10 situações em que estamos a gastar dinheiro desnecessariamente ou sem nos apercebermos.
Confira:
- Portes de envio. Fazemos compras online porque é mais cómodo, mas esquecemo-nos de que temos de pagar portes de envio, às vezes, nada baratos.
- Versões Premium. Dispendemos dinheiro a adquirir versões premium de serviços e aparelhos tecnológicos por vaidade e muitas vezes acabamos por nem sequer dar uso aos mesmos.
- Leve dois pague um. Fazem-nos acreditar que este tipo de promoções são mais vantajosas, mas na maioria dos casos acabamos por pagar mais por um produto que não precisávamos.
- Livre de químicos. Pagamos mais por produtos que prometem ser mais saudáveis, mas na verdade, na maioria das vezes, as suas etiquetas são enganosas.
- Atualizações. Não perdemos uma atualização em serviços móveis, o que nos obriga às vezes a fidelizações que não nos trazem nada de novo e que eram dispensáveis.
- Subscrevemos plataformas de streaming gratuitas, que acabamos por nos esquecer de cancelar, caindo em despesas desnecessárias.
- Produtos a granel. A compra deste tipo de artigos acaba por não compensar, uma vez que se estragam mais rapidamente,
- Falsos saldos. Somos aliciados por produtos que estão supostamente em saldo e que, afinal, estão a preços mais baixos em várias épocas do ano, acabando por fazer despesas desnecessárias.
- Pratos grandes. Quando vamos a um restaurante, ignoramos a opção de pedir uma meia dose, pensando não ser suficiente. Porém, quantas vezes não acaba a refeição sem conseguir comer o prato?
- Produtos naturais. Confiamos nas alegações de produtos "totalmente naturais" sem ler atentamente o rótulo. Muitas vezes, isto torna o produto mais caro mas as caraterísticas são as mesmas de um produto mais barato.
Leia Também: Fazer vida noutro país? 5 motivos para escolher Portugal como um novo lar