Não sabe onde gasta tanto dinheiro? Eis 10 (possíveis) culpados

Não se deixa enganar!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
25/01/2025 07:32 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Poupança

Quantas vezes olha para a sua conta e fica com a impressão de que o dinheiro está a sair sem que se aperceba como ou porquê?

 

Muitas vezes subscrevemos serviços, aproveitamos (alegadas) promoções ou fazemos compras de última hora, a pensar que nos vai sair mais barato e estamos, a ser completamente enganados.

Para alertar para esse tipo de 'enganos', o espanhol 20 minutos lista, esta terça-feira, 10 situações em que estamos a gastar dinheiro desnecessariamente ou sem nos apercebermos.

Confira:

  1. Portes de envio. Fazemos compras online porque é mais cómodo, mas esquecemo-nos de que temos de pagar portes de envio, às  vezes, nada baratos.  
  2. Versões Premium. Dispendemos dinheiro a adquirir versões premium de serviços e aparelhos tecnológicos por vaidade e muitas vezes acabamos por nem sequer dar uso aos mesmos.
  3. Leve dois pague um. Fazem-nos acreditar que este tipo de promoções são mais vantajosas, mas na maioria dos casos acabamos por pagar mais por um produto que não precisávamos. 
  4. Livre de químicos. Pagamos mais por produtos que prometem ser mais saudáveis, mas na verdade, na maioria das vezes, as suas etiquetas são enganosas.
  5. Atualizações. Não perdemos uma atualização em serviços móveis, o que nos obriga às vezes a fidelizações que não nos trazem nada de novo e que eram dispensáveis.
  6. Subscrevemos plataformas de streaming gratuitas, que acabamos por nos esquecer de cancelar, caindo em despesas desnecessárias.
  7. Produtos a granel. A compra deste tipo de artigos acaba por não compensar, uma vez que se estragam mais rapidamente,  
  8. Falsos saldos. Somos aliciados por produtos que estão supostamente em saldo e que, afinal, estão a preços mais baixos em várias épocas do ano, acabando por fazer despesas desnecessárias.
  9. Pratos grandes. Quando vamos a um restaurante, ignoramos a opção de pedir uma meia dose, pensando não ser suficiente. Porém, quantas vezes não acaba a refeição sem conseguir comer o prato?
  10. Produtos naturais. Confiamos nas alegações de produtos "totalmente naturais" sem ler atentamente o rótulo. Muitas vezes, isto torna o produto mais caro mas as caraterísticas são as mesmas de um produto mais barato.

Leia Também: Fazer vida noutro país? 5 motivos para escolher Portugal como um novo lar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas