O preço do café vai aumentar nas próximas semanas, em consequência da valorização da matéria-prima nos mercados internacionais, a par das condicionantes logísticas causadas pela instabilidade internacional, explicou a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) ao Notícias ao Minuto.
"As empresas associadas da AICC são diretamente impactadas por estas condicionantes ao nível dos seus custos, mas o grau de impacto variará de acordo com as políticas próprias de abastecimento de cada empresa e com a tipologia dos blends que produzem e comercializam, não podendo a AICC fazer quaisquer considerações sobre eventuais impactos a nível do consumidor. A lei da oferta e da procura ditará a subida de preços", adiantou a AICC.
Os preços do café têm estado a negociar em máximos nos mercados internacionais e as perspetivas apontam para que esta tendência se mantenha.
Alterações climáticas nos países de origem do café estão a gerar quebras de produção, o que também tem impacto nos preços do café verde (...) afetam a qualidade e a quantidade da produção de café
"Este aumento de preços pode ser explicado pelos fatores tradicionais da oferta e da procura: uma produção insuficiente nos países de origem (essencialmente Africa Central, Brasil e Vietname), que conduziu a uma baixa recorde dos stocks mundiais de café e uma procura mais acentuada por parte da indústria, com os mercados do Norte da Europa a consumir mais café Robusta, que não era tradição e os mercados asiáticos a beberem mais café do anteriormente", explicou a AICC.
Além disso, "as alterações climáticas nos países de origem do café estão a gerar quebras de produção, o que também tem impacto nos preços do café verde", já que "estão a causar variabilidade nas condições de cultivo, incluindo padrões de chuva imprevisíveis ou temperaturas extremas, que afetam a qualidade e a quantidade da produção de café".
Perante esta "instabilidade climática" e a "variabilidade crescente do preço do café verde", explica a AICC, a "indústria transformadora do café enfrenta como principais desafios a otimização das suas compras de abastecimento de café verde, tendo em conta o preço e a qualidade da matéria-prima da indústria torrefatora e a otimização dos seus custos de produção e custos estruturais".
Significa isto que a "gestão de compras e de stocks será fundamental no futuro próximo".
Na prática, todos estes fatores contribuíram para a subida do preço do café: "Esta situação criou as condições no mercado para que o preço do café se encontre a níveis muito elevados".
Leia Também: Não dispensa um bom café? Prepare a carteira, porque vai ficar mais caro