Austrália proíbe estrangeiros de comprar casas durante dois anos

O Governo australiano anunciou este domingo que, a partir de 01 de abril e por dois anos, os investidores estrangeiros estão impedidos de comprar casas no país, uma medida para responder ao aumento dos preços dos imóveis.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/02/2025 13:28 ‧ há 3 dias por Lusa

Economia

Austrália

"A proibição significa que os australianos poderão comprar casas que, de outra forma, seriam compradas por investidores estrangeiros", justificou a ministra da Habitação, Clare O'Neil, em comunicado.

 

Segundo o Governo da Austrália, a restrição será revista em março de 2027, quando o período de proibição de dois anos terminar, para o executivo determinar se deve ser prolongada.

"O objetivo é aliviar a pressão sobre o nosso mercado imobiliário enquanto construímos mais casas", salientou ainda Clare O'Neil.

A medida do Governo trabalhista, que procura renovar o seu mandato de três anos nas eleições que se vão realizar antes de maio, visa conter o aumento dos preços dos imóveis no país, uma medida que faz parte do plano para facilitar o acesso à habitação, que inclui a promessa de construir 1,2 milhões de casas até 2030 e incentivar a aquisição de moradia própria.

Em Sydney, por exemplo, o preço médio de uma casa ronda os 1,2 milhões de dólares australianos (cerca de 730 mil euros), de acordo com os portais imobiliários consultados pela agência EFE.

Leia Também: Portuguesa detida na Austrália com droga não é caso único. Há "4 casos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas