Estrangeiros já podem pedir números de identificação "de uma só vez"

Medida já está em vigor. Está disponível em 10 Espaços Cidadão.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
19/03/2025 08:06 ‧ há 2 dias por Notícias ao Minuto

Economia

segurança social

Já está em vigor a medida Simplex 'Números de identificação para cidadãos estrangeiros de uma só vez', integrada no Plano de Ação para as Migrações, anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS), na terça-feira. 

 

"Esta iniciativa representa um passo importante na simplificação dos processos administrativos para cidadãos imigrantes que residem em Portugal", pode ler-se numa nota publicada no site do ISS. 

Nesta primeira fase, os imigrantes já podem pedir o Número de Identificação Fiscal, o Número de Identificação da Segurança Social e o Número Nacional de Utente num único lugar, desde que reúnam uma das seguintes condições:

  • Ter pedido ou ter obtido autorização de residência;
  • Ter nacionalidade de um país da União Europeia;
  • Ter pedido Proteção Internacional, incluindo asilo e proteção subsidiária, ou ser titular do estatuto de refugiado ou beneficiário de proteção internacional.

"O serviço pode ser pedido nos Espaços Cidadão dos Municípios de: Braga, Lagos, Loures (LoureShopping), Oeiras (Oeiras Parque), Olhão e Porto (União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória). Está ainda disponível nos Espaços Cidadão das Lojas de Cidadão de Cascais, Saldanha, Laranjeiras e Setúbal", pode ler-se. 

O ISS explica que, no momento do pedido, o cidadão identifica-se com o seu passaporte e ativa a respetiva Chave Móvel Digital para a realização do serviço. Posteriormente, receberá os seus números de identificação por correio eletrónico, área reservada do Portal Único de Serviços Digitais - gov.pt e via aplicação eletrónica gov.pt.

Para além do atendimento presencial, os cidadãos podem obter esclarecimentos através da Linha Cidadão - 210 489 010 (dias úteis, das 9h às 18h) ou no Portal Único de Serviços Digitais.

"No futuro, este serviço vai abranger um maior número de imigrantes e uma rede mais alargada de Espaços Cidadão. Esta medida reforça o compromisso de modernização e desburocratização dos serviços públicos em Portugal", é ainda referido. 

Leia Também: Juros da casa e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas