Canadá aplica 25% a importações de veículos dos EUA na quarta-feira

O Canadá vai impor tarifas de 25% sobre as importações de determinados veículos dos Estados Unidos a partir da meia-noite de quarta-feira, em retaliação por medida semelhante tomada por Washington.

Notícia

© Mert Alper Dervis/Anadolu via Getty Images

Lusa
09/04/2025 00:00 ‧ há 2 semanas por Lusa

Economia

Guerra comercial

O ministro das Finanças canadiano, François-Philippe Champagne, confirmou hoje a medida num comunicado, adiantando que as tarifas serão aplicadas a veículos fabricados nos Estados Unidos não abrangidos pelo acordo de comércio livre USMCA.

 

Serão também taxados componentes não produzidos no Canadá ou no México em veículos importados dos Estados Unidos.

"O Canadá continua a responder firmemente a todas as tarifas injustificadas e irracionais impostas pelos Estados Unidos sobre os produtos canadianos. O governo está firmemente empenhado em garantir que os EUA eliminam estas tarifas o mais rapidamente possível e protegerão os trabalhadores, as empresas, a economia e a indústria canadianas", disse Champagne.

A 03 de abril, entraram em vigor tarifas americanas de 25% sobre os automóveis produzidos no Canadá e não abrangidos pelo USMCA, após anúncio do próprio Presidente Donald Trump.

Washington anunciou ainda que, a partir de 03 de maio, algumas peças automóveis canadianas serão taxadas a 25%.

O primeiro-ministro Mark Carney reagiu quase de imediato ao anúncio de Trump indicando a intenção de impor as tarifas de 25% sobre veículos dos Estados Unidos, mas o seu governo não havia anunciado até hoje quando entrariam em vigor.

Desde 04 de março, a administração Trump impôs também uma de 25% sobre os produtos canadianos não regulados pelo USMCA e uma tarifa de 10% sobre as importações canadianas de energia e potássio.

A 12 de março, os EUA impuseram tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio canadianos.

O Canadá respondeu com tarifas de retaliação de 25% sobre produtos dos Estados Unidos importados para o país e tarifas recíprocas em produtos de aço e alumínio dos EUA.

O Canadá é o maior mercado de veículos produzidos nos Estados Unidos, tendo em 2024 importado veículos do país vizinho no valor de 35,6 mil milhões de dólares canadianos (22,8 mil milhões de euros).

Leia Também: Embraer diz que tarifas vão aumentar custos dos aviões nos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas