Dezembro é um mês tipicamente caraterizado pela indulgência, quer quando se trata de comida como de bebida e das inúmeras festas com familiares, amigos e colegas de trabalho.
Nesta altura do ano, a quantidade extra de comida ingerida poder constituir um choque para o organismo deixando a maioria dos indivíduos enfartados e inchados.
Em declarações à publicação britânica Daily Star Online, a nutricionista e dietista Terri-Ann explicou: “Embora todos nos queiramos divertir na época natalícia é normal que acumulemos alguns quilos a mais, porém existem alguns truques que pode colocar em prática para evitar que se sinta excessivamente inchado”.
1. Não consuma refrigerantes e outras bebidas com gás
Sim, provavelmente já sabia que não é benéfico para o organismo consumir refrigerantes. Todavia, a mesma regra aplica-se a bebidas alcoólicas como champanhe ou prosecco.
A nutricionista recomenda limitar a ingestão de bebidas com gás para o máximo de uma por dia, e para dar predileção ao consumo de vodka, gin ou vinho tinto.
2. Faça um dia da asneira
Para Terri Ann o problema é simples: “A maioria dos indivíduos não celebra o Natal apenas nos dias 24 e 25 de dezembro, mas sim durante o mês inteiro”.
“Ao invés de abusar durante todo este mês, tente manter hábitos saudáveis até aos dias realmente festivos, nos quais poderá realmente abusar”.
3. Coma com atenção
Terri-Ann aconselha que deve prestar atenção ao seu organismo e entender se está realmente com fome.
“Tente comer e mastigar devagar, focando-se em cada dentada e saboreando a comida, já que comer muito rápido pode fazer com que engula ar a mais, o que por sua vez provoca inchaço”.
“Também é mais fácil comer em excesso quando o faz rapidamente, já que o cérebro não tem tempo de se aperceber que já está cheio”.
4. Consuma verduras… mas moderadamente
Alguma fruta e vegetais são difíceis de digerir adequadamente, o que pode levar à formação de gás e de dores de estômago – tal acontece sobretudo com o consumo de couves de Bruxelas, brócolos e couve flor.
5. Beba chá
Alguns chás têm um efeito desintoxicante.
Terri-Ann afirma: “A hortelã tem qualidades apaziguadoras que reduzem a inflamação do organismo e podem aliviar as dores de estômago, enquanto que o gengibre contém o composto ‘gingerol’ que ajuda a desinchar”.
“Após fazer a digestão pode também optar por tomar um banho quente. O calor alivia as dores e promove o relaxamento, tal poderá ajudar o sistema digestivo a funcionar mais efetivamente, o que por sua vez poderá contribuir para um ventre mais plano e reduzir o inchaço”.