Quem engravida e é sedentária tem um bom motivo para começar a praticar uma atividade física: o exercício na gestação previne a diabetes, o ganho excessivo de peso e aumenta a disposição, já que aumenta a serotonina, hormona associada ao prazer. E quem já pratica uma atividade nem pode pensar em pará-la!
Gravidez não é doença: ao contrário, é um momento de saúde plena da mulher. E, para que esse momento perdure, é imprescindível que esta pratique atividade física regularmente, durante toda a gestação. “A gestante deve consultar o seu obstetra e, estando com a saúde em dia, pode praticar atividades a partir da primeira ecografia morfológica, com 12 semanas de gestação”, aconselha a Mariana Rosario, ginecologista, obstetra e mastologista.
Para a especialista, é fundamental que todas as gestantes – salvo exceções, como aquelas que têm placenta prévia, problemas osteoarticulares ou risco de parto prematuro – tenham práticas físicas constantes, para se evitar a diabetes gestacional, o ganho de peso excessivo e se aumentar a disposição geral. A prática de atividade física também pode prevenir contra a eclampsia, uma complicação relacionada à hipertensão arterial que pode levar à morte da gestante.
Musculação, caminhada, ioga, pilates, bicicleta, corrida, zumba e dança, entre outras atividades, estão entre as mais indicadas para as gestantes – todas elas orientadas por profissionais especializados em grávidas. “É importante que a mulher seja acompanhada no período gestacional pelo obstetra e por um profissional de Educação Física especializado no tema. Não é aconselhável que ela exagere, é claro, mas é imprescindível que as sedentárias aproveitem esse período para começarem uma atividade, devagar, e as que já a praticam não a abandonem”, aconselha.
No consultório, Mariana diz que incentiva as suas pacientes a procurar o prazer de cuidar do corpo na gravidez. Isto porque presencia muitas mulheres sem estímulo de criar novos hábitos. “Vejo que há desculpas para não realizarem exercício físico na gestação, mas este é um período em que se gasta muita energia e é necessário ter disposição para chegar à 40ª semana bem. A atividade física aumenta a serotonina e dá prazer, então, a sensação física é muito boa, só faz bem”, garante.
O ideal, segundo a médica, é que a prática seja realizada pelo menos três vezes por semana, com duração de uma hora por dia. “Mais não fará mal, mas nunca se pode esquecer do acompanhamento profissional. Com a atividade física, será muito mais fácil retomar a condição corpórea anterior à gestação após o parto”, finaliza.