Além de ser saboroso e extremamente saciante, o grão-de-bico também é super saboroso. O site Care2 destaca cinco boas razões para incluir mais grão-de-bico na sua dieta:
Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. De acordo com o Medical News Today, estudos mostram que os altos níveis de fibra presentes no grão-de-bico podem ajudar a regular os níveis de açúcar em pessoas com diabetes tipo 1. Isto porque como a fibra desacelera a digestão, o açúcar atravessa o sistema digestivo e chega à corrente sanguínea de forma mais gradual, prevenindo a necessidade repentina de insulina que o organismo dos diabéticos tem dificuldade em produzir.
Promove a saúde cardiovascular e regula o colesterol. O grão-de-bico é muitas vezes ingerido como substituto da carne, o que pode ser uma excelente opção para quem quer controlar o colesterol e manter a saúde cardiovascular.
Fornece nutrientes amigos da saúde óssea. O grão-de-bico contém um cocktail benéfico de nutrientes que contribuem para a saúde dos ossos. A leguminosa inclui magnésio, potássio e cálcio – o trio de minerais amigos dos ossos – e ainda contém fosfato, ferro e zinco que suportam o esqueleto.
Tem propriedades ‘detox’ e anti-cancerígenas. O grão-de-bico é rico em selénio, um mineral que contribui para a função hepática. O consumo regular de selénio pode ainda prevenir alguns tipos de cancro pois, como antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres.
E sobretudo, é muito prático. Pode incluir o grão-de-bico em sopas, guisados, purés e cremes, saladas ou como acompanhamento.