O segredo para uma perda de peso eficaz e saudável está na mudança de pequenos hábitos. Há quem troque o pão branco pelo integral, quem substitua a manteiga pelo queijo fresco e quem opte por excluir geleias.
Mas, e se a culpa da incapacidade em perder os quilos a mais for do café com leite 'sagrado' de todas as manhãs? Pois é, adicionar leite ao café (ou chá) e ainda por cima adoçar a mistura pode ser uma verdadeira ‘bomba’ calórica.
Um estudo recente publicado na revista Public Health, e citado pelo site LiveScience, afirma que as pessoas que misturam leite e café podem estar a acrescentar cerca de 69 calorias, enquanto que com o chá o acréscimo é na ordem das 43 calorias. Estes valores podem ser mais ou menos relevantes, dependendo do tipo de leite usado, se integral, semi ou magro.
O estudo analisou mais de 13 mil apreciadores de café e 6,2 mil apreciadores de chá entre 2001 e 2012 e os seus hábitos, como se juntavam leite à bebida, creme, açúcar ou adoçante. A quantidade de vezes que bebiam por dia também foi verificada.
Para o chefe do estudo, o investigador Ruopeng An, estes valores até podem parecer irrisórios, contudo há pessoas que bebem duas chávenas de leite com café por dia – ou várias xícaras de chá com leite – às quais tendem a adicionar açúcar, que pode variar entre uma a duas colheres, dependendo da preferência pessoal.
Além disso, uma chávena de café com leite por dia equivale a mais 69 calorias, que no final de uma semana acrescem em 483 calorias ingeridas e num mês em 2.139 calorias. No final de um ano completo, o simples café com leite matinal provoca mais 25.185 calorias ingeridas, um número que pode fazer toda a diferença nas pessoas que não têm hábitos saudáveis.
Porém, é importante salientar que o café com leite não precisa, obrigatoriamente, de ser excluído da alimentação diária. Pelo contrário, o seu consumo é bem-vindo desde que seja feito um maior controle das quantidades, do tipo de leite usado e, sobretudo, da quantidade de açúcar adicionado.