Os cinco alimentos mais saudáveis que tem de comer ao pequeno-almoço

Saiba se está a comer os alimentos certos logo de manhã.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
21/01/2020 09:46 ‧ 21/01/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Pequeno-almoço

Provavelmente já sabe que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Todavia, e como aponta a revista Vogue, será que está a comer os alimentos certos? 

Eis uma lista divulgada pela Vogue com cinco alimentos saudáveis para o desjejum e os benefícios de cada um:

Ovos

Repletos de proteína e vitaminas B12, B2 e A, os ovos contêm ainda colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Já a proteína  produz energia que o mantém saciado e com menos fome por mais tempo. De preferência opte por comer o ovo cozido. 

Manteiga de amendoim

Se ingerida moderadamente a manteiga de amendoim é uma ótima aliada para a manutenção da saúde cardiovascular. Um estudo publicado pelo British Journal of Nutrition revelou que o alimento pode estabilizar níveis de açúcar no sangue, além de promover saciedade por longos períodos de tempo.

Hidratos de carbono complexos

Pão integral, granola ou aveia. Esta variante de carboidratos à base de grãos integrais inclui elevadas quantidades de fibra, responsáveis por libertar glicose na corrente sanguínea de forma gradual, sendo uma ótima fonte de energia. De acordo com a Academy of Nutrition and Dietetics, por possuírem um período de digestão mais longo, estes hidratos mantém o corpo saciado por mais tempo, além de prevenirem o inchaço do abdómen. 

Abacate

O abacate é rico em vitaminas e em mais de 20 minerais, além de gorduras monosaturadas e ómega-3. Apenas uma porção incluiu 8% da dose diária recomendada de fibras, além de acarretar inúmeros benefícios para o sistema digestivo e para a visão, facto confirmado pela US National Library of Medicine. 

Salmão

Incluir salmão na primeira refeição do dia pode ser extremamente vantajoso para a saúde. O elevado teor de ómega-3 presente numa única porção contribui para a reparação das células do cérebro, além de estimular a memória. Segundo a nutricionista Julie Daniluk, este peixe é ainda abundante no aminoácido triptófano, que auxilia na produção de serotonina e, consequentemente promove a sensação de felicidade e bem-estar.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas