A curcuma é uma das especiarias mais poderosas que pode consumir, pelas suas características e propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
A curcuma pode ser utilizada para temperar alimentos, como por exemplo em sopas, saladas, peixe ou carne; contudo se preferir ingeri-la na forma de suplemento então deverá consultar um profissional de saúde, de modo a assegurar que a substância é ideal para si.
Descubra três benefícios da especiaria para a saúde, de acordo com a publicação Medical Daily:
1. Combate doenças crónicas
"A curcuma tem compostos naturais anti-inflamatórios denominados de curcuminoides, que por sua vez impactam positivamente no organismo e impedem o desenvolvimento de certas doenças", explica a dietista Anya Guy, da clínica Mayo, nos Estados Unidos, à publicação.
A inflamação do organismo está na origem de inúmeras patologias, tais como cancro e doenças cardíacas, e muitos cientistas acreditam que o consumo regular de curcuma previne o aparecimento desse tipo de patologias.
2. Ajuda a emagrecer
A curcuma reduz a inflamação do pâncreas, dos tecidos adiposos e dos músculos. Um estudo realizado em 2015 e que envolveu 44 participantes observou que as pessoas que ingeriram suplementos de curcuma perderam em média 10 quilos durante dois meses, comparativamente ao grupo que não consumiu a substância.
3. Melhora a saúde da pele
No chá ou nos produto de beleza, a substância é antioxidante, promovendo a produção de colágenio - outra substância que garante a elastecidade da pele, além de ajudar a tratar acne e psoríase.