Estar fechado em casa, com crianças de qualquer idade, é um desafio exigente. A pensar nas famílias que estão em isolamento durante a pandemia, a Ordem dos Psicólogos Portugueses criou um kit de sobrevivência para os pais que estejam um pouco perdidos.
Há que ter em conta se têm total disponibilidade ou se estão em teletrabalho, mas para ambas as situações é necessário ter uma rotina equilibrada que responda às necessidades de todos. "Para sobreviver vão precisar de se adaptar e encontrar, com flexibilidade, novas estratégias para organizar o dia a dia", dizem em comunicado.
O próprio documento divide-se em dois níveis: 'Kit Básico' ou 'Kit Avançado', de acordo com o grau de necessidade dos pais. No 'Kit Básico', o segredo é a forma como se olha para a realidade. Deve-se perceber que se está a contribuir para a segurança de todos, que se deve confiar nos profissionais de saúde e que se pode ter uma oportunidade de passar mais tempo em família. O ideal seria brincar mais com as crianças, falar mais com os adolescentes e fazer um plano familiar semanal e/ou diário. "Nesta fase, o mais importante é reforçar os comportamentos de tolerância, cooperação e afeto". O passo seguinte é respirar fundo, interiorizar e aplicar alguns pontos essenciais como manter-se tranquilo, manter rotinas e horários, ter expectativas realistas, ter tempo para si mesmo e pedir uma pausa quando está a chegar a algum limite.
O 'Kit Avançado' ajuda a sobreviver com (ou às) crianças, mas também com (ou aos) adolescentes. No que toca às crianças, o documento aconselha a falar sobre o coronavirus partindo do que eles já sabem, dar-lhes uma sensação de controlo enumerando o que podem fazer, explicar o que vai acontecendo,validar os sentimentos da criança e oferecer apoio, tranquilizar,brincar mais com brinquedos e limitar a televisão/internet, incentivara realização de ações de responsabilidade social e continuar a promover hábitos saudáveis. Ajudar a compreender a situação, sugerir um propósito de missão, promover a autonomia e responsabilidade, dar o exemplo, validar os seus sentimentos, ajudar a manter hábitos de estudo e planear atividades em conjunto são alguns dos conselhos para lidar com os adolescentes. A OPP ajuda ainda a organizar o dia a dia com duas sugestões de planos familiares.
As propostas diárias e semanais são dirigidas a crianças até aos 5 anos e até aos 14.