Descoberta relacionada com anticorpos é esperança contra a Covid-19

Com base na pesquisa de anticorpos contra o SARS, os cientistas identificaram um que bloqueia a Covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
04/05/2020 11:21 ‧ 04/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Com base nas pesquisas realizadas sobre o coronavírus SARS, cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, bem como o Erasmus Medical Centre e a empresa Harbor BioMed (HBM), identificaram um potencial método para neutralizar a Covid-19, noticia a Sky News esta segunda-feira. Os resultados desta investigação podem ser consultados num estudo publicado na revista Nature Communications.

Os investigadores descobriram que um anticorpo que impede o vírus SARS de infetar células humanas também pode impedir o novo coronavírus de fazer o mesmo. A descoberta pode ser um grande passo para o tratamento ou prevenção da doença.

O anticorpo neutralizante "tem potencial para alterar a direção da infeção no hospedeiro infetado, ajudar na eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infetado de ser exposto ao vírus", disse Berend-Jan Bosch, um dos autores do estudo, citado pela Sky News. Frank Grosveld, outro autor do estudo, acrescenta que a descoberta forneceu "uma base sólida para pesquisas adicionais".

"O anticorpo usado neste trabalho é 'totalmente humano', permitindo que o desenvolvimento prossiga mais rapidamente e reduzindo os efeitos colaterais relacionados com o sistema imunitário", afirmam. O anticorpo totalmente humano é diferente dos anticorpos terapêuticos convencionais, que geralmente são desenvolvidos noutras espécies antes de serem 'humanizados'.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas