Enquanto se procura uma vacina eficaz contra a Covid-19, alguns especialistas consideram a vacina contra a poliomielite como forma de proteção temporária contra o novo coronavírus.
Esta quinta-feira, na revista Science, os especialistas explicam que as vacinas contra a poliomielite protegem as crianças contra uma ampla variedade de infeções e consideram experimentá-las contra o SARS-CoV-2. Assim, os profissionais defendem o uso da vacina oral contra a poliomielite, cuja eficácia está comprovada há mais de meio século.
De acordo com a equipa de investigadores, que inclui Robert Gallo - o homem que co-descobriu o VIH -, a vacina oral contra a poliomielite é segura, barata, fácil de administrar e amplamente disponível.
Segundo a CNN, a vacina oral contra a poliomielite usa uma versão enfraquecida do vírus da poliomielite, que produz uma resposta imune.
"Propomos o uso da vacina oral contra a poliomielite para melhorar ou prevenir a Covid-19. Tanto a poliomielite como o SARS-CoV-2 são vírus de RNA de cadeia positiva, portanto, é provável que possam induzir e ser afetados por mecanismos comuns de imunidade inata", escrevem citados pela CNN.
Leia Também: São Paulo produz vacina que deve "ficar pronta até junho de 2021"