É normal que após a alta, doente que sofreu de Covid tenha dúvidas sobre os cuidados que têm de ter quando está em contato com outras pessoas, acerca da higienização dos espaços, na lavagem da roupa ou com objetos de higiene pessoal, explica um artigo publicado no site da CUF - destacando os pontos a ter em mente. A saber:
1. Contato com outras pessoas
Segundo Paulo Torres, quando os recebem alta clínica sem qualquer indicação para ficarem em isolamento, ou seja, após dez ou mais dias de duração de sintomas, não é preciso ter cuidados específicos na interação com os familiares com os quais vivem no mesmo espaço. Entretanto, se receberem visitas, devem ser seguidas as medidas gerais de prevenção, isto é, o uso de máscara, distanciamento físico e manter as divisões arejadas durante essas visitas.
Conforme acaba o período de isolamento, os doentes clinicamente curados igualmente voltar às suas atividades quotidianas, a menos que ainda sofram de sintomas, tais como falta de ar ou cansaço, que os debilitem.
2. Cuidados de limpeza e desinfeção
"Depois da alta, é seguro para os restantes membros da família entrar no local onde o doente recuperado permaneceu em isolamento. Contudo, está recomendada a limpeza e desinfeção da divisão com recurso a uma solução à base de álcool. Estes cuidados devem ser adotados em todos os locais da casa onde o indivíduo infetado tenha estado", afirma o médico.
Acrescentando: "além disso, a roupa da cama - como lençóis e cobertores - deve ser lavada isoladamente (de acordo com os cuidados habituais). A mesma recomendação é aplicável à roupa do indivíduo infetado com Covid-19. Após estes procedimentos, é muito importante a lavagem das mãos com água e sabão".
3. Higiene pessoal
Depois da alta hospitalar Paulo Torres menciona que não é imperativamente requerida a substituição dos objetos pessoais - como por exemplo, a escova de dentes - desde que os mesmos possam ser devida e minuciosamente limpos e desinfetados.
Apesar, de durante o decorrer do isolamento o indivíduo infetado com o novo coronavírus não deva frequentar a mesma casa de banho que os restantes membros da família, depois da alta clínica esta medida não necessita de ser adotada.
4. Na alimentação
"A nível alimentar, não existem recomendações nutricionais específicas para pessoas recuperadas da Covid-19", elucida o médico internista.
Fonte: site CUF