A variante Delta, detetada pela primeira vez na Índia, é a mais infecciosa e está a preocupar as autoridades de saúde em Portugal e no mundo. De forma a dar apoio na resposta à pandemia, a Unilabs lança um novo teste PCR à Covid-19 capaz de identificar esta variante, informam num comunicado enviado às redações.
A empresa de diagnósticos afirma estar a trabalhar com as autoridades no sentido de optimizar as medidas de saúde pública para combater a pandemia.
“A variante Delta está a espalhar-se rapidamente e, muito em breve, será a variante dominante da Covid-19 em várias partes da Europa. Neste sentido, as nossas equipas desenvolveram um teste capaz de identificar de forma fiável esta variante”, revela Timóteo Guimarães, que lidera a unidade 'Covid-19’ da Unilabs. “Estamos a utilizar as mesmas técnicas que criámos para detectar a variante de Kent e esperamos também detectar rapidamente quaisquer futuras variantes", acrescenta.
Os dados acerca da propagação da nova variante são úteis para implementar medidas de contenção. "Uma abordagem baseada na evidência científica resulta em medidas de confinamento mais inteligentes, ajudar a salvar vidas e a minimizar os impactos económicos da pandemia", afirmam.
Leia Também: Espanha exige vacinação ou PCR negativo a britânicos a partir de sexta