O pão de fermentação lenta da The Millstone Sourdough, os temperos caseiros Cisca Massala, o chá da Companhia Portugueza do Chá, as farinhas Paulino Horta, os queijos da Queijaria Machado, o Pudim do Abade, os chocolates Taucacau e a Baleia Gin são alguns dos produtos disponíveis que pode já encontrar na Mercearia STŌ, situada em plena baixa lisboeta. Trata-se de um espaço que tem como missão divulgar os melhores produtos e produtores portugueses e recuperar o espírito das antigas mercearias de bairro.
Formados em Gestão e com experiência nas áreas do retalho e restauração, Cláudia Almeida e Jorge Abreu são os responsáveis pelo projeto. "Somos entusiastas da gastronomia e história portuguesas, e a Mercearia STŌ é a nossa forma de divulgar produtos e receitas num único sítio", resumem em comunicado. Ao lado de ambos está Moisés Franco, 'chef' que já passou por restaurantes como Belcanto, Bairro do Avillez e Zazah. É a ele que cabe procurar novos produtores, selecionar produtos e assinar a carta de refeições ligeiras servida na mercearia, elaborada a partir dos produtos disponíveis na loja.
Das nove às 12 horas, são servidos os pequenos-almoços, onde não faltam tostas, pastelaria, sumos e bebidas quentes. A partir do meio-dia, até às 20 horas, há tábuas de queijos, enchidos ou conservas, pratos ligeiros, como salada de polvo ou grãozada com paiola, e tostas e sandes em pão de fermentação natural ou bolo lêvedo. Na doçaria, as opções vão do Pudim do Abade ou tradicional bolo Tecolameco.
Vinhos, queijos, conservas, compotas, azeite ou bebidas espirituosas são algumas das muitas dezenas de produtos disponíveis para venda, mas também para consumo no local. Para já, são mais de 50 produtos diferentes provenientes de pequenos produtores de várias regiões de Portugal. No entanto, a ideia de Cláudia e Jorge é ter sempre produtos diferentes que surpreendam até o mais fiel dos clientes.
No que às bebidas diz respeito, o destaque vai para os vinhos naturais e de intervenção mínima de produtores como Folias de Baco, Arribas Wine Company ou Adega do Vulcão. Mas também aqui a ideia é que a Mercearia STŌ seja uma montra em constante mutação onde se pode conhecer novos projetos que despontam um pouco por todo país.
Nas prateleiras também não faltam opções com selo 'made in Portugal' de sidra, cerveja artesanal, licores e gin. São, inclusivamente, o primeiro local em Portugal Continental a vender o Baleia Gin, proveniente dos Açores. As vendas revertem para a preservação das baleias.
A Mercearia STŌ está aberta de terça-feira a sábado, das nove às 20 horas.
Leia Também: Pessoas, plantas, patudos: Neste café em Lisboa ninguém fica à porta