Numa altura em que ainda estamos a sair de uma pandemia, as crianças confrontam-se agora com uma nova fonte de medo e ansiedade: a guerra na Ucrânia. Como sempre, os livros podem ser uma preciosa ferramenta para lidar com as dúvidas, perguntas e receios.
Indicados para diferentes faixas etárias, e com selo da Booksmile, Fábula, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta, chancelas infantojuvenis da Penguin Random House Grupo Editorial, vários destes títulos fazem parte do Plano Nacional de Leitura e estão disponíveis nas livrarias. Veja abaixo:
"O Rapaz ao Fundo da Sala"
Notável obra de estreia, inspirada em histórias verdadeiras de pessoas que a autora conheceu em campos de refugiados. A importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido. Vencedor dos prémios Blue Peter e Waterstones para Melhor Livro Infantil.
"A Viagem"
Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho? Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra. Uma viagem carregada de medo do desconhecido, mas também de muita esperança. Uma autora com uma escrita sensível e ilustrações bonitas e sofisticadas. Aborda com sensibilidade a questão da guerra. Apoiado pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e pela Amnistia Internacional (AI). Multipremiado e com excelentes críticas internacionais.
Leia Também: O que podemos fazer para gerir a ansiedade em plena guerra na Ucrânia
"Eu e o Meu Medo"
Quando uma menina muda de país e entra para uma escola nova, o seu medo tenta convencê-la a ficar sozinha e assustada. Como pode ela fazer amigos, se não entende o que as pessoas dizem? De certeza que mais ninguém se sente assim? Depois da obra-prima A Viagem, que alcançou um enorme sucesso, Francesca Sanna conta-nos, com delicadeza, como podemos encontrar amizade e conforto quando partilhamos os nossos medos.
"Um Dia / A Seguir / Depois / Em Breve / Talvez / Agora"
Há épocas e acontecimentos que não podem ser esquecidos. O aclamado e multipremiado escritor britânico é autor de uma série essencial sobre a vida de Felix, um órfão judeu durante a II Guerra Mundial.
"Pax"
O Peter e o Pax são inseparáveis. Desde que o Peter resgatou o pequeno raposinho, os dois tornaram-se parte um do outro, vivendo grandes aventuras e momentos inesquecíveis. Mas o inimaginável acontece: o pai do Peter parte para a frente de combate, o rapaz tem de ir viver com o avô e, contra a vontade do Peter, o Pax é «libertado» na floresta. Uma narrativa maravilhosa e mágica sobre as verdades essenciais que nos definem.
"Quando Hitler Roubou o Coelho Cor de Rosa"
Publicado originalmente há 50 anos, este clássico da literatura infantojuvenil conta uma história inspirada na vida da própria autora, Judith Kerr (1923-2019), e na fuga da sua família ao nazismo, na Segunda Guerra Mundial.
"O Muro no Meio do Livro"
O muro no meio do livro é, supostamente, para proteger um lado do livro do outro lado. Supostamente. Uma metáfora com uma clara mensagem política sobre a divisão das nações e a construção de muros. Uma história simples e inteligente, com ilustrações fabulosas que provoca a discussão de temas fundamentais.
"Nevoeiro em Agosto"
Contada através da perspetiva do jovem Ernst, esta é a história trágica, mas verdadeira, da sua breve vida e da sua luta pela verdade e pela liberdade. Um relato de coragem e amizade no cenário desesperante de guerra e ódio que varreu a Europa durante a segunda guerra mundial.
Leia Também: Como explicar a guerra na Ucrânia às crianças? 9 dicas que podem ajudar