Quando o tema é menstruação, também é possível fazer escolhas mais sustentáveis, ecológicas e amigas do ambiente. Existem várias opções que vão muito para além dos tradicionais pensos, tampões ou até mesmo dos copos e discos menstruais. Pouco a pouco, as cuecas menstruais têm vindo a ganhar protagonismo.
Para não ficar para trás, a Primark lançou, à semelhança de tantas outras marcas, a gama 'Period Underwear', que inclui isso mesmo: cuecas menstruais laváveis e reutilizáveis, que prometem conforto e proteção a quem as usa. "É uma solução confortável e prática que ajudará a eliminar fugas de uma vez por todas. Além disso, é amiga do planeta", pode ler-se na loja online da Primark.
Disponíveis à unidade ou em 'packs', estas cuecas foram feitas para substituir os pensos ou tampões descartáveis. Há modelos midi de cintura subida, cuecas hipster e mini. A diferença? O preço: a partir dos sete euros.
A peça é composta por quatro camadas. A primeira elimina a humidade, combate as bactérias e trava os odores; a segunda absorve o fluxo e bloqueia-o; a terceira proporciona uma proteção impermeável extra para ajudar a prevenir fugas - aquele cenário aterrador para qualquer mulher -; e, por fim, a quarta ajuda a mantê-la confortável.
Para escolher o modelo para adequado, deve conhecer o seu fluxo, até porque, por motivos de higiene, "as peças de roupa interior não podem ser reembolsadas nem trocadas. A marca explica: "Compreendemos a diversidade dos corpos e dos fluxos menstruais, por isso, embora a nossa roupa interior para a menstruação seja concebida para substituir os tampões, copos menstruais e pensos higiénicos, pode também ser usada com estes produtos para proteção extra dependendo do teu fluxo". Por isso, existem opções para fluxo leve a médio (aguenta até uma quantidade de fluxo equivalente a três tampões, cerca de 18 ml) e médio a abundante (equivalente a quatro tampões, cerca de 24 ml).
Depois de cada utilização, deve enxaguar a peça com água fria até que esta fique límpida. De seguida, coloque na máquina a baixa temperatura.
Leia Também: Endometriose. "Um dos mitos é o de que é normal ter dor na menstruação"