A Lunette, marca finlandesa de produtos de higiene menstrual, representada em Portugal pela Pegada Verde, tem agora disponíveis pensos e cuecas menstruais reutilizáveis.
Fabricadas em território luso, as cuecas menstruais Lunette são uma opção sustentável e vegan. "Foram desenhadas para o conforto e segurança do corpo e do ambiente, com Certificação Öko-tex 100", pode ler-se num comunicado da Pegada Verde.
Também certificados são os pensos menstruais reutilizáveis Disponíveis em três tamanhos, são feitos em algodão orgânico e viscose de bambu, que garante absorção. Contam ainda com uma camada de tecido PUL revestido à prova de água para bloquear a humidade.
"Com o lançamento de novas soluções menstruais reutilizáveis a Lunette pretende ajudar na redução da quantidade de lixo gerado anualmente pela indústria dos produtos menstruais descartáveis", refere Sofia Catarino, responsável pela Lunette em Portugal desde 2009. Contas feitas, "chegaremos à conclusão de que cada pessoa gastará entre 900 e 2250 euros", enquanto com com soluções reutilizáveis "estaremos a falar de valores substancialmente mais baixos", salienta.
Acrescenta ainda que com as soluções reutilizáveis Lunette - o copo, as cuecas e os pensos menstruais - "estamos a contribuir para que não sejam descartados os 11 mil tampões ou pensos higiénicos, que cada pessoa menstruante usa durante a sua vida fértil e que a maior parte acaba em aterros ou no oceano". Além disso, "são igualmente soluções 100% seguras, não contendo pesticidas, cola e lixÍvia".
Leia Também: O artigo da Primark que está a revolucionar a higiene íntima feminina