Hidratação é essencial, infelizmente, chega a um ponto do dia em que a água já não ajuda a matar a sede e nessas alturas é melhor começar a considerar fazer e beber sumo de pepino. Este é apenas um dos usos e benefícios do vegetal.
Fazer sumo de um pepino até pode ser a última coisa em que vai pensar, mas a verdade é que estes vegetais têm muito sumo para dar e, por isso, podem ser facilmente transformados numa bebida refrescante, explica a revista Shape.
Comer ou beber pepinos é uma ótima maneira de se hidratar, porque os pepinos são compostos por água (falamos de uma percentagem de 95%). Mas não é tudo, além de hidratar, o pepino tem muitos outros benefícios, que foram explicados por especialistas.
“Os pepinos contêm vitaminas e minerais, como Vitamina K1 (filo quinona), potássio, cálcio e magnésio." Além disto, têm fito nutrientes como carotenoides e lignanas que funcionam como antioxidantes e que ajudam a eliminar os 'radicais livres' no corpo, o que reduz a inflamação.
Felizmente, o pepino tem pouco açúcar, por isso, resulta num sumo muito diferente daqueles que são feitos com fruta e que, normalmente, têm mais açúcar. 100g de pepino têm aproximadamente 2g de açúcar.
Leia Também: Os benefícios das cerejas que provavelmente não conhece
Sumo de pepino© Shutterstock
Como fazer sumo de pepino
Fazer sumo de pepino é muito fácil e rápido, mas se experimentar e não gostar, também pode procurar receitas de 'smoothies' em que o vegetal seja o ingrediente principal.
Ingredientes:
2 a 3 pepinos grandes
2 maçãs
1/4 beterraba ou um punhado de morangos
Menta a gosto
Modo de preparação:
1- Coloque os pepinos, as maçãs, beterraba ou morangos numa liquidificadora. Retire quando ficar uma mistura homogénea.
2- Coloque em dois copos com gelo
3- Adicione um pouco de menta para decorar
Leia Também: Os benefícios que os espargos podem ter para a sua saúde