É uma das grandes ameaças à saúde e pode nem estar a dar conta dos riscos que corre. Ficar demasiadas horas do dia sentado aumenta o risco de vir a ter demência, desenvolver diabetes ou até obesidade.
“Um trabalhador num escritório pode ficar várias horas por dia sentado. Mais as que passa em casa, fica em média com 15 horas diárias. Tudo isto tem impactos negativos na saúde”, explica a médica Ashley Ennedy.
Leia Também: Ressona? Pode estar mais em risco de cancro, demência e não só
Doenças cardíacas, obesidade, diabetes e demência estão muito associadas a um estilo de vida mais sedentário. “O declínio cognitivo acaba por acontecer em adultos de meia idade ou idosos”, continua a médica.
Alternar entre alguns minutos a trabalhar em pé pode ser uma alternativa, se bem que irá correr os mesmos riscos sedentários. Uma das soluções, segundo Ashley Ennedy, passa por fazer entre 20 a 40 minutos de atividade física ao longo do dia.
“A cada duas horas de trabalho, coloque um cronómetro para se levantar e andar pelo menos durante três minutos”, aconselha.
Estacionar o carro mais longe do trabalho para aumentar a distância percorrida a pé ou usar as escadas em vez do elevador são outras das hipóteses para minimizar as horas que esteve sentado.
Leia Também: Sete factos sobre demência que todas as pessoas deviam saber