A vacinação sazonal contra a Covid-19 e a gripe inicia-se esta quarta-feira, 7 de setembro, em Portugal. De forma gradual, está previsto vacinar cerca de três milhões de pessoas até dezembro.
A vacina é a principal arma de prevenção contra a gripe em pessoas vulneráveis. Apesar de não ser 100% eficaz, não só previne a doença como todas as complicações que lhe possam estar associadas. Em todo o mundo, as epidemias anuais de gripe provocam entre três a cinco milhões de casos de doença grave e 250 a 650 mil mortes por ano. E mesmo em pessoas saudáveis, a probabilidade de ocorrência de um acidente vascular cerebral aumenta em quase oito vezes durante os três dias seguintes à infeção por gripe, disse Elsa Azevedo, diretora do serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.
Leia Também: Campanha para vacinar três milhões em 100 dias começa hoje em Portugal
Segundo o presidente da Associação Portuguesa da Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto, os grupos com maior risco de desenvolver doença grave e complicações da gripe são idosos, a partir dos 65 anos, doentes crónicos respiratórios e diabéticos, com condições de imunossupressão com alterações a nível do sistema imunitário e neoplasia ativa. "O facto de ser saudável não quer dizer que não esteja inserido em grupos de risco", ressalva o especialista.
E é perentório: "Se há coisa que esta campanha de vacinação pandémica e gripal em simultâneo demonstrou é que a administração simultânea das vacinas é eficaz e segura". "Não se verificaram mais efeitos adversos do que quando são tomadas em separado", frisa.
Leia Também: Covid-19. Primeiras 650 mil novas vacinas já chegaram a Portugal