Não tardou muito até Matteo Zumiri tentar esculpir a sua primeira peça. O avô e o pai eram artistas carpinteiros de 'mão cheia'. A sua paixão pela madeira ficou desde os tempos de miúdo e tornou-se hobby de muitos anos. Anos mais tarde, conheceu Susie, que sempre teve uma mentalidade empreendedora. Juntos na vida e nos negócios, criaram, em junho deste ano, a The Limoncino, uma marca portuguesa de decoração, inspirada nos mais belos postais da região italiana da Toscana.
"Antes de criarmos a marca tivemos, durante vários anos, uma agência imobiliária no Algarve. Mas por mais gostássemos do que fazíamos, o trabalho deixava-nos cansados, stressados e insatisfeitos", começa por contar Matteo Zumiri, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Tudo mudou, porém, com o estalar da pandemia de Covid-19. "Decidimos vendê-la e começar de novo."
Leia Também: Vai querer introduzir esta marca vegan na sua rotina de 'skincare'
Mais atentos do que nunca ao que levavam para dentro de casa, "sentimos a necessidade de mudar e de ter um negócio que nos permitisse criar com as mãos, mente e coração", explica Matteo. "Queríamos contar a nossa história e ter a possibilidade de gerir o nosso tempo". E assim foi. Por estes dias, o legado de família e o amor pela carpintaria persistem na The Limoncino, que marca, nas palavras do próprio, o "regresso às origens".
O casal Susie e Matteo Zumiri, fundadores da marca. © The Limoncino
O casal perpetua o dom e saber das antigas gerações todos os dias. O resultado são mesas de cabeceira, consolas e bengaleiros todos diferentes entre si e com um número de série único. E há também cerâmicas a sair do forno.
As técnicas são antigas, mas as ideias não podiam ser mais frescas. O objetivo, resume Susie, é criar "móveis e acessórios de decoração que lembram o estilo rústica das casas de campo e quintas da Toscana". "São produtos destinados a durar muito tempo e montados sem o uso de parafusos e pregos", sublinha.
Leia também: Café & Limão: Esta marca quer alegrar as casas dos portugueses
As peças são produzidas no espaço La Bottega Italiana, em Portimão. A madeira é obtida de culturas sustentáveis e certificadas. Além disso, o casal usa apenas tintas, 'fillers' e colas à base de água. Já as embalagens são feitas inteiramente a partir de papel reciclado e materiais naturais.
Quanto ao futuro, "estamos sempre abertos à inovação, tanto nas técnicas de construção e acabamento, como na evolução do estilo". Para já, "estamos a trabalhar em casas de animais ecológicas e de madeira", revela Matteo.
Aos poucos, o negócio tem crescendo com recurso ao Instagram e à loja online. Sobre a abertura de um espaço físico, "não descartamos que isso possa acontecer no futuro".
Enquanto esse dia não chega, percorra a galeria acima e conheça algumas das peças disponíveis, com preços que variam entre os 14 e os 250 euros.
Leia Também: Machico, a nova marca muito cool de camisas havaianas sem género