A frequência de idas à casa de banho é, segundo um estudo realizado na China, um sinal de alerta de acidente vascular cerebral (AVC), que consiste na interrupção súbita na circulação sanguínea para o cérebro. Quem o escreve é o jornal Daily Express, citando uma investigação publicada, em 2019, no British Medical Journal.
Leia Também: E esta? 65% dos portugueses têm este hábito no WC
Dados do estudo, feito com base em informações relativas a 487 indivíduos, mostraram que ir menos de três vezes por semana à casa de banho estava associado a um risco superior de AVC isquémico (um bloqueio da irrigação sanguínea devido à obstrução de uma artéria cerebral).
Por outro lado, movimentos intestinais mais frequentes foram associados a um risco acrescido de insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Uma revisão publicada no Journal of Clinical Hypertension, em 2019, sugere uma ligação entre a obstipação e complicações cardiovasculares. O estudo também refere que alterações na microbiota intestinal são uma causa provável de desenvolvimento de aterosclerose, uma doença causada pela presença de certos depósitos na parede das artérias, incluindo substâncias gordas, como o colesterol. Acrescenta ainda que essas mudanças também podem desencadear uma subida da pressão arterial e aumentar o risco de um evento cardiovascular.
A Direção-Geral da Saúde refere que o AVC é a primeira causa de morte e de incapacidade permanente em Portugal. A doença não só afeta o cérebro como pode provocar uma deficiência súbita, por entupimento (AVC isquémico) ou rotura (AVC hemorrágico) de uma artéria cerebral.
Sintomas de AVC a que, segundo o grupo Lusíadas, deve estar atento:
- Desvio da cara;
- Falta de força num dos lados do corpo (braço, perna)
- Dificuldade em falar e de entendimento, confusão;
- Alteração de visão (em um ou ambos os olhos);
- Dificuldade em andar, tonturas ou falta de equilíbrio;
- Dor de cabeça severa e sem causa aparente;
- Sensação súbita (em minutos ou horas) de náusea e vómito;
- Um breve período de ausência ou diminuição de consciência (desmaios, confusão, convulsão ou coma).
Leia Também: Mais uma teoria que cai por terra: Este hábito não é assim tão 'inocente'