"As pessoas às vezes sentem-se desconfortáveis a falar sobre essa parte do corpo." Quem o diz ao portal Today é a médica Jennifer Inra. Este pode ser um dos motivos que leva ao diagnóstico tardio de vários casos de cancro colorretal.
Leia Também: Cancro. Batatas podem vir a ser utilizadas para criar novos tratamentos
Juntamente com outros médicos especialistas, revelou ao portal os sinais que muitos ignoram e que estão associados a esta patologia. O melhor é ter atenção e estar atento. Conheça alguns dos sintomas que o devem preocupar.
Sangramento
O médico Alfred Neugut avisa que este é o sinal de alerta mais comum. Se notar sangue no papel higiénico ou misturado com as fezes, o melhor é consultar um médico. “Por norma, é uma quantidade mais significativa do que a causada por hemorroidas”, acrescentou a médica Jennifer Inra.
Anemia por falta de ferro
Pode ser uma das consequências do sangramento. “As pessoas podem não estar cientes de que estão a perder sangue, mas um exame de rotina pode fazer com que percebam que tenham anemia ou que tenham falta de glóbulos vermelhos saudáveis”, continuou a médica.
Dor abdominal
Este tipo de tumor pode causar cãibras e muitas dores. Pode ser algo agudo ou até mais leve, tudo depende da gravidade da situação.
Fezes mais finas
Se costumam ser mais grossas e mudaram de espessura, pode ser caso de alerta. Jennifer Inra sugere que esteja atento a eventuais mudanças.
Vontade de ir à casa de banho, mas sem sucesso
É a sensação que lhe dá quando precisa de fazer o ‘número dois’, mas quando o tenta não consegue. Este impedimento pode ser causado pelo tumor.
Perda de peso sem explicação
Os médicos revelam que este pode ser um sintoma de vários tipos de cancro. A explicação pode estar na forma como o organismo processa os alimentos e absorve os vários nutrientes.
Leia Também: Por esta não esperava. Falta de higiene associada a três tipos de cancro