Sim, o vinho também se estraga, felizmente existe formas de saber se está ou não em condições para beber ou servir. Não sabe como? A revista EatingWell falou com especialistas e explica tudo o que deve mesmo saber.
Leia Também: Formas simples de verificar se os ovos estão (ou não) estragados
Primeiro, é importante saber que todos os vinhos são diferentes e o tempo que duram abertos depende da marca, qualidade e sabores, explicam. Mas, no geral, uma garrafa de vinho aberta que foi bem fechada e guardada no frigorífico dura cerca de uma semana, contando a partir do dia em que a arrumou.
Se estiver a tentar perceber se o vinho que tem aberto no frigorífico está estragado, a primeira coisa a fazer é procurar algum tipo de resíduo solto dentro da garrafa (às vezes cola-se ao vidro) ou uma névoa turva no líquido que não estava lá antes. Se a garrafa de vinho for escura e não conseguir ver em condições é só despejar algum num copo de vinho transparente e observar.
Se notar que o vinho mudou de cor é provável que tenha sido exposto a demasiada luz ou oxigénio, algo que vai modificar o sabor, explicam. Bolhas efervescentes indicam que o vinho fermentou mais depois de aberto.
Caso não consiga entender através do aspeto, o melhor é usar o olfato é que o vinho aberto pode ficar contaminado com bactérias que o estragam e mudam o seu odor. Cheiro muito ácido e picante, semelhante a vinagre, é sinal que isso aconteceu. Já se estiver com um cheiro parecido com o de maçãs ou frutos secos, o vinho oxidou, enquanto esteve aberto.
A última coisa que deve tentar é provar o vinho. Se o vinho estiver oxidado é provável que tenha um sabor mais frutado e doce, mas se esse processo de fermentação adicional começou enquanto sua garrafa de vinho foi deixada no frigorífico ou no balcão, é capaz de ter um sabor azedo ou amargo.
Beber vinho estragado, em princípio, não terá grandes consequências para a sua saúde, não terá é, com toda a certeza, um sabor agradável.
Leia Também: Com estes truques simples, as bananas vão durar mais tempo