Um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e publicado na revista Science, revela que a taurina pode retardar o envelhecimento. Este é um nutriente encontrado, por exemplo, em bebidas energéticas.
A investigação foi feita em vários animais, como roedores e macacos. As conclusões mostraram que suplementos de taurina conseguiram prolongar os anos de vida saudável destes animais até 12%.
Leia Também: Sente-se numa cadeira e trabalhe os abdominais. Eis três exercícios
Os cientistas revelaram que a falta deste nutriente poderia levar ao envelhecimento. Assim, restaurar os seus níveis acaba por conseguir aumentar os anos de vida, concluíram.
"Se a taurina regula todos estes processos que diminuem com a idade, então talvez os níveis de taurina na corrente sanguínea afetam a saúde geral e a expectativa de vida", revela Viajv Yadav, um dos autores do estudo.
A investigação não foi feita em humanos. Contudo, a equipa de cientistas explicou que os níveis de taurina na corrente sanguínea das pessoas diminui também com a idade e que aos 60 anos pode ser um terço em relação a uma criança com cinco anos.
Os animais que acabaram por tomar um suplemento de taurina durante um ano aumentaram o número de células estaminais, melhoraram a capacidade de as células detetar nutrientes e até diminuíram o número de células mortas.
Leia Também: Veja o que tem de fazer todas as noites para ganhar mais músculo