Será esta a cura para a diabetes? Novo estudo dá nova esperança

O tratamento pode ser eficaz para curar a diabetes tipo 2.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/06/2023 07:52 ‧ 28/06/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Diabetes

Uma cirurgia de bypass gástrico pode ser o tratamento mais eficaz para curar a diabetes tipo 2. A conclusão é de um estudo que foi apresentado no encontro anual da American Society for Metabolic and Bariatric Surgery, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O tratamento revela-se mais eficaz nos casos em que a doença é descoberta mais cedo. Cerca de metade das pessoas obesas com diabetes tipo 2 que fizeram parte deste estudo conseguiu tratar a doença sete anos após a cirurgia.

Leia Também: Medicamento contra o cancro pode vir a ajudar doentes com diabetes

"Depois de um tratamento único, terá 51% de hipóteses de não ter diabetes e não precisar de tomar nenhum medicamento", revela Omar Ghanem, um dos responsáveis pelo estudo.

Os resultados foram mais promissores em casos em que os pacientes ainda não tinham tomado muita insulina ou medicamentos, bem como em situações em que os níveis de açúcar no sangue estavam mais controlados.

"Quanto mais peso os pacientes perderam, maior a hipótese de remissão, mas não foi o único fator. Alguns dos pacientes não perderam tanto e ainda conseguiram ficar curados."

O bypass gástrico consiste na redução da parte superior do estômago a uma pequena bolsa. "Há um forte efeito hormonal devido ao desvio da primeira parte do intestino. A maior parte da regulação da insulina acontece nessa zona."

Leia Também: Frutas que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas