Normalmente, quando bebe muito café, a preocupação passa pelo quão acelerado irá ficar. Alguma vez se questionou pelo facto desta bebida poder levar à desidratação? Será que é uma das consequências de bebê-la em demasia?
O 'website' The Healthy falou com o urologista Adam Ramin para saber a resposta. Logo à partida revela que o café é uma bebida diurética. "O que significa que aumenta a necessidade de urinar, portanto, nesse sentido, acaba por perder mais água do que se não tivesse tomado café", diz o médico.
Leia Também: Mito ou facto: Beber água estimula o crescimento do cabelo?
Ainda assim, "só porque algo é diurético não significa que irá automaticamente desidratar. O efeito, neste caso, é leve. O café é principalmente água, então está a repor tudo o que perde", continua.
"No passado, as pessoas costumavam ser aconselhadas a evitar beber café se quisessem manter-se bem hidratadas, mas isso é um mito. Pode contar com o café para atingir as suas metas diárias de hidratação", conta a nutricionista Amanda A. Kostro Miller à mesma publicação.
Contudo, o melhor é ter cuidado nas quantidades. "O café não deve ser a sua principal fonte de hidratação, pois muito café pode prejudicar os rins", alerta Adam Ramin.
Leia Também: Estes cinco alimentos (e bebidas) estão a desidratá-lo. Sabia?