Já experimentou a massa com queijo feta e tomates? Falámos, claro, sobre a receita que apareceu no TikTok e (quase) todos fizeram em casa. Graças a estes vídeos, o queijo feta tornou-se popular e, recentemente, uma nutricionista falou sobre os benefícios deste alimento, na edição britânica da revista Women's Health.
Jenna Hope afirmou que este tipo de queijo "é um ingrediente muito versátil e capaz de proporcionar uma textura cremosa com imensos benefícios nutricionais".
Trata-se de um queijo feito, na maioria das vezes, com leite de ovelha e de cabra. Mas, segundo a nutricionista, "o queijo feta autêntico deve ser fabricado em determinadas regiões da Grécia, embora consiga encontrar queijo tipo feta que é fabricado fora da Grécia e com leites diferentes".
Quando fala dos benefícios, a nutricionista explica que "o queijo feta tem normalmente menos calorias e gorduras saturadas do que muitos outros", isto está relacionado com o leite utilizado na sua produção.
Leia Também: A última moda para perder peso inclui um superalimento pouco conhecido
É ainda uma fonte de cálcio, nutriente que desempenha um papel importante na saúde dos ossos, dentes e na manutenção da saúde do coração.
Normalmente trata-se de um queijo rico em proteínas, característica que ajuda a manter a sensação de saciedade, a função hormonal, assim como a reparação e a recuperação hormonal.
Menciona ainda que uma das regras na produção deste é que não pode conter quaisquer aditivos ou conservantes. Isto pode aumentar os benefícios do queijo.
E, claro, o feta tem alguns aspetos negativos a ter em conta. Por exemplo, alguns "podem ter níveis elevados de sal e a salmoura acrescenta ainda mais", explica a nutricionista. "É também uma fonte de gorduras saturadas e, como tudo, deve ser consumido com moderação".
Leia Também: Comer isto ao pequeno-almoço é um grande erro. Evite ao máximo