Quase todas as mulheres conhecem os sintomas mais comuns de menopausa, como os afrontamentos e, claro, os suores noturnos. Mas, Charlotte Cook, oftalmologista, citada no DailyMail, explica que além disto, "algumas relatam certas alterações nos seus olhos, na altura da menopausa".
Mais especificamente, a médica menciona sintomas como olhos secos, algo muito desconfortável capaz de "afetar a qualidade da visão", ou fazer com que olhos fiquem "mais propensos a lacrimejar".
Leia Também: O sintoma de doença autoimune que se manifesta nos olhos
Além disso, "os olhos também podem mudar de forma à medida que as mulheres envelhecem e as suas hormonas se alteram", o que é capaz de "causar problemas às que usam lentes de contacto", acrescenta. Explicou ainda que "os olhos cansados ou tensos podem ser outra queixa comum, o que tem efeitos como dores de cabeça ou tensão à volta do pescoço e dos ombros".
Badrul Hussain, cirurgião oftalmológico do Moorfields Eye Hospital, citado no mesmo jornal, explica que "as alterações hormonais podem afetar as glândulas meibomianas, que produzem óleos e ajudam o olho a proteger-se e a lubrificar-se com as lágrimas". Problemas que causam olho seco e aumentam o risco de infeção.
Leia Também: As principais causas de perda grave de visão e de cegueira em Portugal