Alterações na língua são apontadas como um sintoma das novas variantes da Covid-19 pelo especialista em medicina geral Johannes Uys, da clínica privada Broadgate General Practice, em Londres, no Reino Unido. Os doentes podem sentir ardor, inchaço e inflamação na língua. "Muitos perdem o paladar e sentem dormência", alerta o médico, citado pelo jornal Daily Express.
Por vezes, esta situação "pode levar à formação de inchaços e úlceras, que podem precisar ser tratados separadamente". No entender do médico, a variante Pirola apresenta "uma probabilidade ligeiramente maior de causar inflamação na boca e na pele". Para aliviar os sintomas, recomenda o uso de ibuprofeno.
Leia Também: JN.1. Sintomas comuns da nova subvariante da Covid (que já chegou cá)
Uys explica que existem muitas razões pelas quais a língua Covid pode ocorrer, incluindo uma resposta imunológica ao vírus. Algumas pessoas também podem ser mais suscetíveis a este sintoma devido a uma grande quantidade de recetores ACE na boca. "A língua Covid pode dever-se ao facto de o vírus se fixar nos recetores e infiltrar-se nas células", resume.
Os dados da Zoe Covid Study, uma aplicação para smartphone lançada pela startup Zoe Limited e o King's College de Londres, corroboram as afirmações do médico, destacando este sintoma como uma das principais queixas entre os doentes infetados.
Leia Também: Covid-19. Nem tudo é mau para quem sofreu efeitos secundários das vacinas
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid-19. Perdeu o olfato e o paladar? Há nova esperança