"Se estiver preparado, o tempo frio não tem qualquer problema. Ele existe quando as pessoas não estão bem preparadas", explica a médica Clare Eglin ao jornal The Telegraph. São várias as partes do corpo que podem sofrer quando as temperaturas estão mais baixas e quando não está bem capacitado para enfrentar a questão.
Algumas zonas de Portugal vão enfrentar temperaturas negativas devido à passagem de massas de ar. O melhor é preparar-se para evitar problemas. Vários especialistas revelaram à mesma publicação como é que o corpo reage a este tipo de temperaturas.
Leia Também: É por isto que deve beber (ainda) mais água durante o inverno
Coração
"As artérias ficam mais estreitas e pode levar ao aumento do risco de ataque cardíaco”, conta o professor Anthony Heagerty. “Será necessário mais oxigénio para alimentar o coração. Para pessoas que têm algumas lesões é algo mais complicado."
Pulmões
"Pessoas que vivem com problemas respiratórios correm um risco maior de doenças sazonais devido à sua imunidade reduzida", diz a médica Sandy Connell. "O ar frio costuma ser seco, o que pode irritar as vias respiratórias de quem tem com problemas respiratórios."
Músculos
"Existe uma diminuição da força. É mais percetível uma perda de destreza porque o fluido nas articulações torna-se mais viscoso e torna mais difícil movimentar-se", explica a médica Clare Eglin.
Sistema imunitário
"Qualquer coisa que coloque uma pressão severa sobre o corpo, é suscetível de prejudicar a função imunitária", continua.
Leia Também: Se põe os pés por cima do aquecedor, o melhor é pensar duas vezes