Pode congelar (quase) tudo incluindo os restos de comida e as frutas. É ainda uma ótima forma de garantir que os vegetais não estragam, mas, infelizmente, nem todos devem ser guardados desta forma.
Então, mais especificamente, "evite congelar legumes que contenham elevados níveis de água (como pepino, curgete, alface e tomate fresco) quando quiser manter a sua textura estaladiça", alerta Bryan Quoc Le, um cientista e consultor alimentar, citado no site de Martha Stewart.
Leia Também: Pode (e deve) comer estes sete vegetais crus. Sabia?
Porquê? Estes "alimentos com elevado teor de água formam cristais de gelo muito facilmente, que se expandem e danificam os tecidos do material alimentar". Explica ainda que "isto faz com que sejam libertadas enzimas no interior das células, muitas das quais degradam ainda mais os tecidos".
Quando os vegetais descongelarem, "os cristais de gelo derretem e vazam através das células, levando consigo os sumos saborosos e deixando para trás uma confusão encharcada", esclarece Jay Weinstein, chefe instrutor, citado no mesmo site.
Leia Também: Compra sempre vegetais congelados ou enlatados? Temos ótimas notícias