Novo estudo prova: Conviver com cães alivia stress e aumenta concentração

A interação de humanos com cães aumenta as ondas cerebrais associadas ao bem-estar e à atenção.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/03/2024 09:56 ‧ 15/03/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um grupo de investigadores da Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, revela que a interação entre humanos e cães aumenta a atividade cerebral associada ao bem-estar e à concentração. A descoberta foi divulgada num artigo publicado na revista científica Plos One

"A investigação demonstrou que atividades específicas para cães podem ativar uma maior tranquilidade, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral. Além disso, as interações podem diminuir o stress e induzir respostas emocionais positivas", dizem os autores do estudo.

Leia Também: Psicóloga revela cinco hábitos que sugam a alegria e aumentam a ansiedade

Para chegarem a estas conclusões, os cientistas realizaram um estudo que contou com a participação 30 adultos com idade média de 28 anos. Os voluntários foram instruídos a realizar oito atividades diferentes com um cão, durante três minutos para cada uma. Enquanto isso, os participantes usavam elétrodos que registavam a atividade cerebral e o estado emocional subjetivo logo após cada uma das tarefas.

"Brincar com um cão afetou positivamente quer o relaxamento como a concentração", indicam também os autores do estudo. Os participantes ficaram significativamente menos cansados, deprimidos e stressados.

Os investigadores consideram que, embora nem todos os participantes tivessem animais de estimação, gostar de cães provavelmente motivou a participação na experiência. Entendem, por isso, que esse fator pode, de alguma forma, distorcer os resultados.

Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas