Há quatro objetos comuns nas nossas casas identificados por especialistas como potenciais ameaças à nossa saúde, alerta a Plumbworld, mencionada pelo jornal Daily Star.
Os smartphones e tablets ocupam o topo da lista. Estes dispositivos aumentam a transmissão de germes e podem albergar variadíssimos agentes patogénicos, incluindo bactérias como a E-coli e vírus como o da gripe ou até Covid-19. O risco é superior quando estes dispositivos são utilizados antes da lavagem das mãos ou durante a preparação de alimentos.
Leia Também: Deixe o forno limpo e cheiroso sem muito esforço com este truque
No entender de alguns especialistas, as panelas e frigideiras antiaderentes são igualmente preocupantes, devido aos químicos - como o teflon (politetrafluoretileno) - supostamente utilizados na produção destes utensílios de cozinha, que podem libertar partículas de microplástico tóxico nas refeições.
Para reduzir o risco, evite pré-aquecer frigideiras antiaderentes a altas temperaturas sem alimentos no seu interior. Substituir os utensílios riscados também pode reduzir a exposição a estes químicos nocivos.
Leia Também: Devíamos todos colocar um limão na máquina da loiça uma vez por mês
A utilização de recipientes de plástico, sobretudo no micro-ondas, também pode representar um grande risco para a saúde, devido à presença de bisfenol A e ftalatos (um grupo de compostos utilizado para que o plástico seja mais maleável). Acredita-se que possam interferir com o sistema hormonal do nosso corpo e levar a perturbações reprodutivas, neurológicas e imunitárias. Por isso, sempre que possível, opte por recipientes de vidro e de cerâmica para aquecer alimentos.
Deve estar igualmente atento a produtos de limpeza antibacterianos. Vários especialistas já vieram dizer que não proporcionam quaisquer benefícios significativos. Além disso, os ingredientes ativos destes produtos, como o triclosan e o triclocarban, podem contribuir para a resistência aos antibióticos e têm sido associados a vários problemas de saúde, incluindo a dermatite. Como tal, aconselha-se a utilização moderada destes produtos.
Leia Também: Descobrimos a solução para tampos de sanita encardidos