Melhorar a saúde pulmonar pode ser tão simples como respirar, mas tem muito que se lhe diga. O fisioterapeuta Cadu Ramos partilhou os melhores com o portal Alto Astral.
O especialista começa por recomendar um exercício muito simples. "Inspire o ar, abrindo e elevando os braços para o lado, e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. Depois, inspire o ar levantando os braços para a frente e expire descendo em direção à frente das pernas". O ideal é fazer três séries de três repetições. Os idosos podem fazê-los sentados, enquanto os jovens devem estar de pé.
Leia Também: Nutricionista indica quatro análises que avaliam a saúde intestinal
O segundo exercício é igualmente fácil. "Sentado, numa posição ereta de 90 graus, coloque as mãos cruzadas no peito, inspire e expire descendo o corpo em direção às coxas. Baixe-se e levante-se em movimento leves e sempre com as costas retas." Realize três séries de cinco repetições diárias.
Para repetir durante o dia, o fisioterapeuta Cadu Ramos recomenda outro exercício acessível, que pode ser realizado por adultos, idosos e crianças, três vezes ao dia, pela manhã, tarde e noite. "Primeiramente, puxe o ar até encher o pulmão completamente e solte, até esvaziar por completo. Depois, faça o mesmo, mas em dois tempos: puxe o ar bem forte em dois tempos e solte em dois tempos. Depois, puxe o ar profundamente e segure a respiração por oito segundos, depois solte."
Leia Também: Azeite fora da validade? Veja 11 utilidades incríveis que tem