Escovar os dentes, lavar as mãos, fazer xixi ou o 'número dois'. São tudo ações comuns que pode ter na casa de banho. Contudo, existem alguns hábitos que pode estar a fazer que não são aconselhados por médicos.
A gastroenterologista Roshini Raj, o médico de clínica geral Donald Grant, o médico de família Mike Varshavski, a médica Diana Gall e o cirurgião Evan Goldstein revelam os hábitos que não têm na casa de banho. Veja se é algo que costuma fazer.
Leia Também: Especialista diz com que frequência deve lavar o tapete da casa de banho
1- Ficar muito tempo sentado na sanita
"Passar mais de 10 minutos na sanita pode ser um fator de risco para as hemorroidas. A gravidade faz com que fique com tudo pendurado e leva a uma pressão extra nas veias", revelou a gastroenterologista Roshini Raj ao jornal The Washington Post.
2- Puxar o autoclismo com a tampa levantada
"Quando a tampa é deixada aberta, gotículas de água podem ser pulverizadas nas superfícies. Essas gotículas podem estar contaminadas com matéria fecal e levar à disseminação de bactérias", explicou Donald Grant ao Manchester Evening News.
3- Tomar muitos banhos e durante muito tempo
"O melhor manter os banhos em menos de cinco minutos e evitar fazê-lo todos os dias, a menos que seja necessário", conta Mike Varshavski ao ‘website’ Doctor Mike.
4- Não lavar as toalhas e partilhar a mesma com outras pessoas
"Toalhas húmidas e quentes são o ambiente perfeito para germes. E se as toalhas forem usadas repetidamente por pessoas diferentes, podem nunca ter a hipótese de secar completamente", explicou Diana Gall ao jornal Metro.
5- Usar toalhitas
“A pele ao redor do anús contém bactérias boas e más. Limpar as bactérias boas e interromper o equilíbrio pode levar a erupções cutâneas, infeções fúngicas ou bacterianas", revela Evan Goldstein ao 'website' Well+Good.
Leia Também: Usa toalhitas depois de fazer o 'número dois'? É melhor repensar o hábito