Nas redes sociais só se fala de ananás. É a fruta do momento. Começou a circular que era usada como um código para encontros na cadeia de supermercados Mercadona em Espanha. Segundas intenções à parte, sabe escolher o melhor ananás, aquele que seja mais doce e que esteja no ponto?
O 'website' Allrecipes revela alguns truques para saber se o ananás está maduro e pronto para ser consumido. Em cinco passos, veja o que deve ter em conta.
A cor
Deverá optar por um que tenha uma cor mais amarelada. Um verde mais escuro ou alaranjado poderá indicar que esteja maduro demais. Se estiver na dúvida, procure a cor que está na parte inferior da fruta.
O peso
Um ananás mais pesado é sinal de que tem mais sumo e será mais doce.
O cheiro
Se estiver maduro, deve sentir um cheiro mais frutado e doce. Se não tiver qualquer cheiro, é sinal de que está verde. Já um cheiro algo avinagrado poderá revelar que está muito maduro e com os açúcares a fermentar.
O toque
Aperte o ananás. Deve ficar firme, mas ceder levemente se estiver maduro. Se ceder pouco, é sinal de que está muito maduro. Se estiver muito duro, é sinal de que está verde.
A folha
Puxe de forma delicada uma das folhas para perceber está no ponto. Se se soltar facilmente, é sinal de que está maduro. Veja também se não tem folhas secas.
Leia Também: Foi atrás do ananás da Mercadona. Mas conhece as propriedades da fruta?