Preservar a frescura dos alimentos e evitar desperdícios depende de uma boa organização e da utilização correta do frigorífico. Contudo, muitas vezes, o elemento da nossa casa que tem como objetivo a preservação é descurado.
Assim, para ajudar, a Beko partilha seis dicas:
1- Não bloqueie as ventoinhas
As ventoinhas do frigorífico são fundamentais para a circulação do ar frio. Quando obstruídas, a temperatura interna não é distribuída de forma uniforme, o que pode levar a zonas mais quentes e comprometer a conservação dos alimentos. Certifique-se de que os alimentos ou recipientes não bloqueiam essas áreas para um melhor desempenho.
Leia Também: Truque para deixar a casa a cheirar maravilhosamente bem durante dias
2- Evite sobrelotar
Um frigorífico muito cheio impede o fluxo de ar frio entre os alimentos, o que pode causar diferenças de temperatura e acelerar a deterioração. Mantenha algum espaço entre os produtos para garantir que o ar possa circular livremente, permitindo uma refrigeração eficaz e uniforme.
3- Use recipientes herméticos
O armazenamento de alimentos em recipientes bem fechados, evita a transferência de odores e mantém os alimentos mais frescos por mais tempo. Além disso, este método reduz a exposição ao ar, ajudando a preservar a qualidade e a textura dos alimentos, especialmente os que são mais sensíveis, como frutas e vegetais.
4- Organize por zonas
A organização por categorias facilita o acesso aos alimentos e contribui para uma conservação mais eficiente. Dedique zonas específicas para frutas, legumes, carnes, laticínios e outros produtos. Por exemplo, carnes cruas devem ser armazenadas na prateleira inferior para evitar o risco de gotejamento sobre outros alimentos.
5- Não armazene alimentos quentes
Guardar alimentos ainda quentes aumenta a temperatura interna do frigorífico, forçando o compressor a trabalhar mais e comprometendo a conservação de outros produtos. Espere que os alimentos arrefeçam completamente antes de os colocar no frigorífico.
6- Verifique a validade
Manter um controlo regular sobre os alimentos armazenados ajuda a evitar desperdícios e potencia uma gestão mais eficaz do espaço. Alimentos fora de validade podem contaminar os restantes e ocupar espaço desnecessário, comprometendo a frescura geral.
Leia Também: Moleza constante? O erro que a maioria das pessoas comete ao beber café