Os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos e que tê como objetivo melhorar, preservar ou aumentar o sabor, a textura, a aparência e a validade.
De acordo com a Direção Geral da Saúde, os aditivos podem ter ou não valor nutritivo, sendo que os sais minerais, as vitaminas e outros nutrientes que são adicionados a alimentos com o objectivo de melhorar as propriedades nutritivas não são considerados aditivos.
A utilização de aditivos nos alimentos é regulada por legislação própria, tanto em Portugal como em todos os países da União Europeia, como indica um documento da Universidade Católica Portuguesa, mas os termos usados nas embalagens deixam a grande maioria das pessoas na ignorância, uma vez que não especificam o fim a que se destinam.
Os aditivos dividem-se, essencialmente, nos seguintes grupos:
Corantes (E100 a E199) – Aditivos cuja utilização é mais questionada, pois a sua função é meramente estética, diz a DGS.
Conservantes (E200 a E299) – Aditivos que têm como objeitivo aumentar o tempo de validade e conservação de um alimento.
Antioxidades (E300 a E399) – Este tipo de aditivo evita oxidação que se produz pelo contacto do alimento com o ar;
Espessantes, gelificantes, emulsionantes e outros estabilizadores do equilíbrio físico (E400 a E499) – Aditivos que atuam sobre a consistência do alimento, modificando-a.
Intensificadores de sabor – Aditivos que aumentam o sabor de um determinado alimento.
Reguladores de acidez – Substâncias usadas para equilibrar os níveis de acidez do produto alimentar.
Edulcorantes (E420, E951 e E954, por exemplo) – Aditivos alimentares que proporcionam um sabor doce semelhante ao da sacarose, podendo ter menos ou mais calorias do que o açúcar refinado.
Para ajudar os consumidores na hora de avaliar os possíveis malefícios de determinados aditivos, a DECO criou um simulador online em que indica o quão nociva ou inofensiva pode ser substância adicionada. Faça o teste e veja o que anda realmente a consumir.
E como a lista de aditivos é mais vasta do que imagina, sendo quase impossível decorar todos, sugerimos que consulte o site Quali para perceber o que cada ‘E’ realmente significa.
Clique aqui e fique já com algumas noções sobre o que pode encontrar num rótulo.