Ontem falámos-lhe dos sinais de desmotivação e infelicidade no trabalho que a life coach especializada no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e autora do ‘Às 9 no meu blog’ revelou ao Lifestyle ao Minuto, agora, e porque é preciso procurar soluções para os problemas, falamos-lhe de dicas para se motivar.
Sofia destaca que costuma dizer: “Em tudo aquilo que a vida simplifica, não sejamos nós a complicar”.
Acrescenta que “o mais importante é as pessoas perceberem o que é que as motiva e o que é que as faz acordar felizes e depois potenciar isso”.
A auto-motivação é, como o nome indica algo que temos de trabalhar individualmente e para nós. A coah partilhou alguns exemplos do que pode fazer:
Se eu sei que o som do despertador me irrita, devo tentar acordar com uma música;
Se sei que preciso de motivação externa para começar bem o meu dia, porque não ter uma frase ou um conjunto de frases espalhadas pela casa que sejam aquele ‘boost’ de energia?;
Tirar uma manhã do fim de semana para estar sozinha, dar um passeio com o cão, brincar com os filhos, ler um bom livro, ir a um concerto, ouvir música, cozinhar um prato, fazer um workshop que não tenha nada a ver com o meu trabalho, também são ferramentas práticas que podem aumentar a auto-motivação e que Sofia diz que funcionam consigo.
Outra forma de “multiplicar as boas energias e acordar feliz e adormecer feliz”, é registar as coisas boas que nos acontecem. Sofia sugere que aponte num caderno três coisas boas que lhe aconteceram no dia. Destaca que esta é uma boa forma de passar a focar-se nas coisas positivas em vez das negativas.