As autoridades alemãs estão a abordar adultos acompanhados com crianças, no aeroporto da Baviera, que vão viajar antes de terminar o período letivo. Quem for apanhado nesta situação, pode ser alvo de multa, diz a imprensa alemã, citada pelo Euronews.
Recorde-se que, na Baviera, são dadas duas semanas de férias para celebrar o Pentecoste. A presença dos alunos nas aulas em período escolar é um assunto tido como muito sério, sendo necessária a permissão da escola para levar as crianças de férias mais cedo. As autoridades bávaras recorreram, portanto, a esta medida para que os pais não façam os filhos faltar por motivo de férias.
Várias famílias foram paradas pela polícia, no aeroporto de Memmingen, por irem viajar com as crianças ainda em período escolar sem o consentimento da escola. Algumas foram multadas com valores que podem ascender aos mil euros.
A polícia já havia avisado, em comunicado, que os “pais não devem tirar as crianças da escola antes de as férias começarem só para apanhar voos mais baratos”. Surpreendentemente, as famílias preferem pagar as multas do que voltar a remarcar as férias.