Jovens tailandeses iniciam retiro espiritual budista

Na cerimónia desta terça-feira, os onze jovens raparam o cabelo. Até ao próximo dia 4 de agosto, vão estar em retiro espiritual.

Notícia

© Reuters

Pedro Bastos Reis
24/07/2018 16:10 ‧ 24/07/2018 por Pedro Bastos Reis

Mundo

Tailândia

Onze dos jovens da equipa de futebol tailandesa que foi resgatada da gruta de Tham Luang, assim como o seu treinador, começaram uma nova etapa esta terça-feira e vão entrar num retiro espiritual budista.

Os onze jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, foram investidos como noviços budistas. Nos próximos nove dias, o mesmo número de dias em que estiveram presos no interior da gruta, antes de serem descobertos pelos mergulhadores, vão estar num templo budista a cumprir um retiro espiritual para alcançarem a paz interior. 

Da equipa de futebol resgatada, apenas um dos jovens, Adul Sam-on, que é cristão, não irá participar no retiro. Já o treinador dos jovens, Ekkapol “Ake” Chantawong, de 25 anos, foi investido monge, uma vez que já passou uma década como noviço.

O retiro no templo budista é visto como um rito de passagem, com o objetivo de o grupo alcançar a paz interior, assim como uma forma de as famílias e os jovens homenagearem o mergulhador tailandês que morreu durante as operações de resgate. Até ao próximo dia 4 de agosto, os jovens estarão em a meditar, rezar e a cuidar do templo. 

Esta terça-feira, os onze jovens e o treinador participaram numa cerimónia, onde foram ordenados noviços. As suas cabeças foram rapadas e, vestidos de branco, rezaram e acenderam velas, numa cerimónia em que participaram cerca de 200 pessoas que fizeram de questão de demonstrar o seu apoio aos jovens.

O resgate da equipa de futebol juvenil gerou uma grande solidariedade a nível internacional. Depois de 18 dias presos no interior da gruta, a missão foi bem sucedida. Os jovens estiveram internados num hospital e tiveram alta na segunda-feira da semana passada.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas