Jair Bolsonaro cancelou uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros francês que tinha agendada para a tarde desta segunda-feira. O jornal O Globo adianta que a explicação oficial, avançada por Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores do Brasil, foi que “problemas de agenda” estiveram na origem do cancelamento da reunião.
Mas à mesma hora para a qual estava agendada a reunião, o presidente brasileiro estava a cortar o cabelo, um momento que partilhou nas redes sociais.
Jean-Yves Le Drian, o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, já se tinha reunido na parte da manhã com Ernesto Araújo. Em cima da mesa terá estado o acordo entre os países do Mercosul e a União Europeia, concluído há cerca de um mês, e que Le Drian garante que a França não tem pressa em aprovar.
A França tem criticado publicamente a política ambiental brasileira e chegou a ameaçar não assinar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia se Bolsonaro retirasse o Brasil do Acordo de Paris, algo que chegou a admitir.
No entanto, no fim de junho, Bolsonaro garantiu ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, que o Brasil se iria manter no Acordo de Paris.
Leia Também: Mineiros invadem reserva protegida no Brasil e matam uma pessoa