Vítima de fogos na Austrália levou destroços da casa para o parlamento

Melinda Plesman apela a uma resposta do primeiro-ministro australiano relativamente às alterações climáticas.

Notícia

© Greenpeace Australia Pacific/Facebook

Fábio Nunes
02/12/2019 19:03 ‧ 02/12/2019 por Fábio Nunes

Mundo

Incêndios Austrália

Uma das vítimas dos incêndios que estão a devastar a Austrália levou, esta segunda-feira, os destroços carbonizados da sua casa para o parlamento. A BBC avança que esta ação de protesto de Melinda Plesman no exterior do parlamento australiano em Camberra serviu para apelar a uma resposta do governo liderado por Scott Morrison às alterações climáticas.

No mês passado, Melinda Plesman e o seu namorado Dean Kennedy viram a sua casa ser destruída por um incêndio florestal na cidade de Grafton, em New South Wales.

Atualmente estão a viver num hotel e Melinda não gostou da reação do primeiro-ministro Morrison aos incêndios, que recusou comentar a possível ligação entre os fogos e as alterações climáticas.

Num pedaço de metal, junto aos destroços carbonizados do que foi outrora a sua habitação, Plesman escreveu uma mensagem para o primeiro-ministro. “Morrison, a tua crise climática destruiu a minha casa”, pode ler-se.

“Eu perdi a minha casa, perdi a minha forma de vida – a minha comunidade perdeu isso – e enquanto isso acontecia o primeiro-ministro disse que não queria que falássemos sobre alterações climáticas, que não era o momento para isso”, afirmou à ABC.

Os incêndios na Austrália continuam. Sydney esteve coberta numa densa neblina esta segunda-feira, uma vez que os fortes ventos estão a empurrar o fumo na direção da cidade.

O Bureau of Meteorology, a entidade meteorológica da Austrália, frisou que esta foi a quinta primavera mais quente de que há registo. Desde julho, já arderam dois milhões de hectares em New South Wales.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas